terça-feira, 23 de setembro de 2014

Jo 16,1-15 (Ódio do mundo/PARTE II)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.


23/09/14
Jo 16,1-15

Evangelho Segundo João
Ódio do mundo/PARTE II

1 Eu vos disse estas coisas para que vossa fé não fique abalada. 2 Sereis expulsos das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos matar, julgará estar prestando culto a Deus. 3 Agirão assim por não terem conhecido nem ao Pai, nem a mim. 4 Eu vos falei assim, para que vos recordeis do que eu disse, quando chegar a hora. O Paráclito, ou Defensor “Eu não vos disse isso desde o começo, porque eu estava convosco. 5 Agora, eu vou para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6 Mas, porque vos falei assim, os vossos corações se encheram de tristeza. 7 No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós. 8 Quando  ele vier, acusará o mundo em relação ao pecado, à justiça e ao julgamento. 9 Quanto ao pecado: eles não acreditaram em mim. 10 Quanto à justiça: eu vou para o Pai, de modo que não mais me vereis. 11 E quanto ao julgamento: o chefe deste mundo já está condenado. 12 Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. 13 Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. 15 Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar.

Promessa: - “2 Sereis expulsos das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos matar, julgará estar prestando culto a Deus”. (Jo 16,2)
- “Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós. 8 Quando  ele vier, acusará o mundo em relação ao pecado, à justiça e ao julgamento. 9 Quanto ao pecado: eles não acreditaram em mim. 10 Quanto à justiça: eu vou para o Pai, de modo que não mais me vereis. 11 E quanto ao julgamento: o chefe deste mundo já está condenado”. (Jo 16,7b,11)
- 13 Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. (Jo 16,13-14)

Princípio Eterno: “15 Tudo que o Pai tem é meu”. (Jo 16,15)

Ordem: “1 Eu vos disse estas coisas para que vossa fé não fique abalada”. (Jo 16,1)

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

Jesus nessa passagem profetiza a respeito do que ocorre no mundo atual, a leitura anterior complementa a de hoje, Ele nos fala que: “virá a hora em que todo aquele que vos matar, julgará estar prestando culto a Deus”. (Jo 16,2b), note que qualquer semelhança nesse caso não é mera coincidência,  a atenção nossa está voltada aos nossos irmãos Cristãos que diariamente fogem ou morrem, vítimas da intolerância religiosa do mundo, principalmente islâmico, mas Jesus nos orienta para que não nos abalemos na fé, que persistamos em nossa fé. A prática, ou o hábito que devemos criar é o de rezar por essas pessoas no Oriente Médio, no Continente Africano, enfim, pelo mundo inteiro, que diariamente morrem por sua fé em Cristo Jesus.
Até amanhã com mais um estudo da Palavra de Deus.

Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário