quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Mc 7,14-23 (O que é impuro vem de dentro)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.


15/01/15
Mc 7,14-23

Evangelho Segundo Marcos
O que é impuro vem de dentro
14 Chamando outra vez a multidão, dizia: “Escutai-me, vós todos, e compreendei! 15 Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. O que sai da pessoa é que a torna impura. [16] 17 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe faziam perguntas sobre essa parábola. 18 Ele lhes disse: “Também vós não entendeis? Não compreendeis que nada que de fora entra na pessoa a torna impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a fossa?” Assim, ele declarava puro todo alimento. 20 E acrescentou: “O que sai da pessoa é que a torna impura. 21 Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, 22 adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. 23 Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro”. 

Ordem: - 14 Chamando outra vez a multidão, dizia: “Escutai-me, vós todos, e compreendei! (Mc 7,14)
Princípio eterno: - 15 Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. O que sai da pessoa é que a torna impura. (Mc 7,15)
- 18 Ele lhes disse: “Também vós não entendeis? Não compreendeis que nada que de fora entra na pessoa a torna impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a fossa?” Assim, ele declarava puro todo alimento. 20 E acrescentou: “O que sai da pessoa é que a torna impura. 21 Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, 22 adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. 23 Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro”. (Mc 7,18-23)

Irmãos e irmãs em Cristo, esta passagem traz uma continuidade a anterior onde Jesus foi questionado por homens da época do porque dos seus discípulos não lavarem as mãos antes das refeições como o costume do local e da época, se tornando assim impuros. Essa passagem nos traz para a realidade de nossos corações, pois tudo o que vemos, ouvimos, fazemos, alimenta algo em nosso coração, sejam coisas boas ou ruins, cabe a nós fazer esse exame de consciência e verificar o que nos afasta do reino de Deus em nossas vidas, pois tudo que nos deixa impuro sai de nossos corações, então reflitamos o que estamos alimentando em nosso coração.
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.

Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário