segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Mc 6,1-6 (Jesus rejeitado em Nazaré)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

29/12/14
Mc 6,1-6

Evangelho Segundo São Marcos
Jesus rejeitado em Nazaré

1 Saindo dali, Jesus foi para sua própria terra. Seus discípulos o acompanhavam. 2 No sábado, ele começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam se admiravam.“ De onde lhe vem isso?”, diziam. “Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E esses milagres realizados por suas mãos? 3 Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago,Joset, Judas e Simão? E suas irmãs não estão aqui conosco?” E mostravam-se chocados com ele. 4 Jesus, então, dizia-lhes: “Um profeta só não é valorizado na sua própria terra, entre os parentes e na própria casa”. 5 E não conseguiu fazer ali nenhum milagre, a não ser impor as mãos a uns poucos doentes. 6 Ele se admirava da incredulidade deles. E percorria os povoados da região, ensinando.

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Princípio Eterno: 4 Jesus, então, dizia-lhes: “Um profeta só não é valorizado na sua própria terra, entre os parentes e na própria casa”. (Mc 6,4)

Já ouvistes a expressão, Santo de casa não faz milagres? Foi Jesus quem a disse admirado com a incredulidade do povo de sua terra para com Ele. Peçamos ao espírito santo de Deus o discernimento para valorizar as intercessões de pessoas de fé próximas a nós, para então permitirmos assim que o milagre aconteça em nossas vidas.
Amém.
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.
Saudações.


Mc 5,21-43 (A filha de Jairo e a mulher com hemorragias)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

29/12/14
Mc 5,21-43

Evangelho Segundo São Marcos
A filha de Jairo e a mulher com hemorragias

21 Jesus passou novamente para a outra margem, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. Ele estava à beira-mar. 22 Veio então um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, caiu-lhe aos pés 23 e suplicava-lhe insistentemente: “Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe as mãos sobre ela para que fique curada e viva!” 24 Jesus foi com ele. Uma grande multidão o acompanhava e o apertava de todos os lados. 25 Estava aí uma mulher que havia doze anos sofria de hemorragias 26 e tinha padecido muito nas mãos de muitos médicos; tinha gastado tudo o que possuía e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27 Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se, na multidão, por detrás e tocou-lhe no manto. 28 Ela dizia: “Se eu conseguir tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29 Imediatamente a hemorragia estancou, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30 Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele e, voltando-se para a multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa”? 31 Os discípulos disseram: “Tu vês a multidão que te aperta, e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’” 32 Ele olhava ao redor para ver quem o havia tocado. 33 A  mulher, tremendo de medo ao saber o que lhe havia acontecido, veio, caiu-lhe aos pés e contou toda a verdade.34 Jesus então disse à mulher: “Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre da tua doença”. 35 Enquanto ainda estava falando, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga dizendo:“ Tua filha morreu. Por que ainda incomodas o mestre?” 36 Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo, somente crê”. 37 Ele não permitiu que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38 Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a agitação, pois choravam e lamuriavam muito. 39 Entrando na casa, ele perguntou: “Por que essa agitação, por que chorais? A menina não morreu, ela dorme”. 40 E começaram a zombar dele. Afastando a multidão, levou consigo o pai e a mãe da menina e os discípulos que o acompanhavam. Entrou no lugar onde estava a menina. 41 Pegou a menina pela mão e disse-lhe: “Talitá cum!” (que quer dizer: “Menina,eu te digo, levanta-te”). 42 A menina logo se levantou e começou a andar – já tinha doze anos de idade. Ficaram extasiados de tanta admiração. 43 Jesus recomendou com insistência que ninguém soubesse do caso e falou para que dessem de comer à menina. 

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Ordem: 34 Jesus então disse à mulher: “Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre da tua doença”. (Mc 5,34)

36 Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo, somente crê”.

41 Pegou a menina pela mão e disse-lhe: “Talitá cum!” (que quer dizer: “Menina,eu te digo, levanta-te”).

43 Jesus recomendou com insistência que ninguém soubesse do caso e falou para que dessem de comer à menina. 

Nessa passagem Marcos relata mais um milagre de Jesus de forma a nos dizer que a fé move montanhas, “não tenhas medo tu que sofres, apenas crê”.
Amém.
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.
Saudações.


Mc 5,1-20 (O possesso de Gerasa)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

29/12/14
Mc 5,1-20

Evangelho Segundo São Marcos
O possesso de Gerasa

1 Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do lago, na região dos gerasenos. 2 Logo que Jesus desceu do barco, um homem que tinha um espírito impuro saiu do meio dos túmulos e foi a seu encontro. 3 Ele morava nos túmulos, e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4 Muitas vezes tinha sido preso com grilhões e com correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava os grilhões, e ninguém conseguia dominá-lo. 5 Dia e noite andava entre os túmulos e pelos morros, gritando e ferindo-se com pedras. 6 Ao ver Jesus, de longe, o homem correu, caiu de joelhos diante dele 7 e gritou bem alto: “Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? Por Deus, não me atormentes!” 8 Jesus, porém, disse-lhe: “Espírito impuro, sai deste homem!” 9 E perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Ele respondeu: “Legião é meu nome, pois somos muitos”. 10 E suplicava-lhe para que não o expulsasse daquela região. 11 Entretanto estava pastando, no morro, uma grande manada de porcos. 12 Os espíritos impuros suplicaram então: “Manda-nos entrar nos porcos”. 13 Jesus permitiu. Eles saíram do homem e entraram nos porcos. E os porcos, uns dois mil, se precipitaram pelo despenhadeiro no lago e foram se afogando. 14 Os que cuidavam deles fugiram e espalharam a notícia na cidade e no campo. As pessoas saíram para ver o que tinha acontecido. 15 Chegaram onde estava Jesus e viram o possesso sentado, vestido e no seu perfeito juízo – aquele que tivera o Legião. E ficaram com medo. 16 Os que tinham presenciado o fato explicavam-lhes o que havia acontecido com o possesso e com os porcos. 17 Então, suplicaram Jesus para que fosse embora do território deles. 18 Enquanto Jesus entrava no barco, o homem que tinha sido possesso pediu para que o deixasse ir com ele. 19 Jesus, porém, não permitiu, mas disse-lhe: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20 O homem foi embora e começou a anunciar, na Decápole, tudo quanto Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Ordem: 8 Jesus, porém, disse-lhe: “Espírito impuro, sai deste homem!” (Mc 5,8)

19 Jesus, porém, não permitiu, mas disse-lhe: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. (Mc 5,19)

Jesus fez inúmeros milagres por onde passou, mas esse chama-me a atenção ao fato da astúcia do diabo perante as obras de Jesus. Não a toa a legião de demônios pediu permissão para entrar nos porcos, pois os suínos eram uma das únicas fontes de renda daquele povoado, e ao entrarem nos animais todos se jogaram penhasco abaixo perdendo eles toda a sua fonte de renda, daí o fato de não aceitarem Jesus e o mandarem embora, mesmo admirados com o feito de Jesus. Muitas vezes nós fazemos isto com Jesus e muito mais, mesmo vendo as maravilhas que Ele faz em nossas vidas, na primeira perca econômica ou de grande estima por nós, expulsamos Jesus de nossas vidas, peçamos ao Pai que aumente a nossa fé.
Amém.
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.
Saudações.


Mc 4,35-41 (A tempestade acalmada)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

29/12/14
Mc 4,35-41

Evangelho Segundo São Marcos
A tempestade acalmada

35 Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: “Passemos para a outra margem!” 36 Eles despediram a multidão e levaram Jesus, do jeito como estava, consigo no barco; e outros barcos o acompanhavam. 37 Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. 38 Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: “Mestre, não te importa que estejamos perecendo?” 39 Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento parou, e fez-se uma grande calmaria. 40 Jesus disse-lhes então:“ Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41 Eles sentiram grande temor e comentavam uns com os outros: “Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar?”

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Ordem: - 35 Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: “Passemos para a outra margem!” (Mc 4,35)

- 39 Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento parou, e fez-se uma grande calmaria. (Mc 4,39)

Reflitamos as palavras de Jesus: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (Mc,4,40b)
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.

Saudações.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Mc 4,33-34 (O uso das parábolas)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

23/12/14
Mc 4,33-34

Evangelho Segundo São Marcos
O uso das parábolas

33 Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender. 34 Nada lhes falava sem usar parábolas. Mas, quando estava a sós com os discípulos, lhes explicava tudo. 

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Não há princípios eternos, promessas ou ordens nessa passagem.

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.

Saudações.

Mc 4,30-32 (O grão de mostarda)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

23/12/14
Mc 4,30-32

Evangelho Segundo São Marcos
O grão de mostarda

30 Jesus dizia-lhes: “Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? 31 É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. 32 Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra”.

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Princípio Eterno: 30 Jesus dizia-lhes: “Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? 31 É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. 32 Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra”. (Mc 4,30-32)

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

O nosso coração está preparado para que essa semente do reino dos céus germine?
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.
Saudações.


terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Mc 4,26-29 (A semente)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

16/12/14
Mc 4,26-29

Evangelho Segundo São Marcos
A semente

26 Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. 27 Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. 28 A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. 29 Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”.

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Princípio Eterno: 26 Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. 27 Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. 28 A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. 29 Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”. (Mc 4,26-29)

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

Façamo-nos uma pergunta em nosso mais íntimo do ser, quando a hora da colheita chegar, nós estaremos prontos? E se essa hora fosse agora, amanhã ou daqui uma semana?
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.

Saudações.

Mc 4,21-25 (A lâmpada e a medida)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

16/12/14
Mc 4,21-25

Evangelho Segundo São Marcos
A lâmpada e a medida

21 Jesus dizia-lhes: “Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no candelabro? 22 De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público. 23 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” 24 Jesus dizia-lhes: “Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros, servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. 25 A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem.

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Princípio Eterno: 22 De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público. (Mc 4,22)

Ordem: 23 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” 24 Jesus dizia-lhes: “Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros, servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. (Mc 4,23-24)

Promessa: 25 A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem. (Mc 4,25)

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.
Saudações.


Mc 4,13-20 (Explicação da parábola do semeador)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

16/12/14
Mc 4,13-20

Evangelho Segundo São Marcos
Explicação da parábola do semeador

13 Jesus então perguntou-lhes: “Não compreendeis esta parábola? Como então, compreendereis todas as outras parábolas? 14 O semeador semeia a palavra. 15 Os da beira do Caminho onde é semeada a palavra são os que a ouvem, mas logo vem Satanás e arranca a palavra semeada neles. 16 Os do terreno cheio de pedras são aqueles que, ao ouvirem a palavra,imediatamente a recebem com alegria, 17 mas não têm raízes em si mesmos, são de momento; chegando tribulação ou perseguição por causa da palavra, desistem logo. 18 Outros ainda são os que foram semeados entre os espinhos: são os que ouvem a palavra, 19 mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e os outros desejos, a palavra é sufocada e fica sem fruto. 20 E os que foram semeados em terra boa são os que ouvem a palavra e a acolhem, e produzem frutos: trinta, sessenta  e cem por um”.

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Princípio eterno: 14 O semeador semeia a palavra. 15 Os da beira do Caminho onde é semeada a palavra são os que a ouvem, mas logo vem Satanás e arranca a palavra semeada neles. 16 Os do terreno cheio de pedras são aqueles que, ao ouvirem a palavra,imediatamente a recebem com alegria, 17 mas não têm raízes em si mesmos, são de momento; chegando tribulação ou perseguição por causa da palavra, desistem logo. 18 Outros ainda são os que foram semeados entre os espinhos: são os que ouvem a palavra, 19 mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e os outros desejos, a palavra é sufocada e fica sem fruto. 20 E os que foram semeados em terra boa são os que ouvem a palavra e a acolhem, e produzem frutos: trinta, sessenta  e cem por um”. (Mc 4,14-20)

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.
Saudações.


Mc 4,10-12 (O efeito das parábolas)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

16/12/14
Mc 4,10-12

Evangelho Segundo São Marcos
O efeito das parábolas

10 Quando ficaram a sós, os que estavam com ele junto com os Doze faziam perguntas sobre as parábolas. 11 Ele dizia-lhes: “A vós é confiado o mistério do Reino de Deus. Mas para aqueles que estão fora tudo é apresentado em parábolas, 12 de modo que, por mais que olhem, não enxergam, por mais que escutem, não entendem, e não se convertem, nem são perdoados”.

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Promessa: 11 Ele dizia-lhes: “A vós é confiado o mistério do Reino de Deus. Mas para aqueles que estão fora tudo é apresentado em parábolas, 12 de modo que, por mais que olhem, não enxergam, por mais que escutem, não entendem, e não se convertem, nem são perdoados”. (Mc 4,11-12)

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

Por esse e tantos outros motivos é que devemos ter o nosso coração aberto e os nossos ouvidos atentos aos ensinamentos de Deus, isto porque, para os outros é somente parábolas, que por mais que escutem não as entenderão jamais, pois o ouvido do corpo está aberto, mas o ouvido e o coração da alma estão fechados para a graça de Deus.
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.

Saudações.

Mc 4,1-9 (Parábola do semeador)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

16/12/14
Mc 4,1-9

Evangelho Segundo São Marcos
Parábola do semeador

1 Outra vez, à beira-mar, Jesus começou a ensinar, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. Por isso, entrou num barco e sentou-se, enquanto toda a multidão ficava em terra, à beira-mar. 2 Ele se pôs a ensinar-lhes muitas coisas em parábolas. No seu ensinamento, dizia- lhes: 3 “Escutai! O semeador saiu a semear. 4 Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e os passarinhos vieram e comeram. 5 Outra parte caiu em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas quando o sol saiu, a semente se queimou e secou, porque não tinha raízes. 7 Outra parte caiu no meio dos espinhos; estes cresceram e a sufocaram, e por isso não deu fruto. 8 E outras sementes caíram em terra boa; brotaram, cresceram e deram frutos: trinta, sessenta e até cem por um.” 9 E acrescentou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Princípio Eterno: 3 “Escutai! O semeador saiu a semear. 4 Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e os passarinhos vieram e comeram. 5 Outra parte caiu em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas quando o sol saiu, a semente se queimou e secou, porque não tinha raízes. 7 Outra parte caiu no meio dos espinhos; estes cresceram e a sufocaram, e por isso não deu fruto. 8 E outras sementes caíram em terra boa; brotaram, cresceram e deram frutos: trinta, sessenta e até cem por um.” (Mc 4,3-8)

Ordem: 9 E acrescentou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Mc 4,9)

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

O semeador nessa parábola, que Jesus nos conta no dia de hoje, é Deus, e a semente é a sua palavra, os seus ensinamentos, o seu modo de viver, a fé, enfim, são várias as sementes lançadas por Ele, e a terra boa pela qual a semente procura para então render frutos numerosos é o nosso coração, o qual deve ser constantemente cultivado com as coisas de Deus, com boas ações para com o próximo, para não se tornar uma terra dura, pedregosa, onde não se produz nada.
Mas é importante destacar o outro lado, onde devemos ter o cuidado e o discernimento de vermos o que estamos deixando crescer em nosso coração, pois nesse mundo em que vivemos há quem semeia junto de Deus sementes de espinhos, que acabam por sufocar a semente boa, então, cabe a nós não cultivarmos em nosso coração os espinhos e maldades do mundo, mas sim o evangelho de Cristo vivo em nosso dia a dia.
Amém!
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.

Saudações.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mc 3,31-35 (A verdadeira família de Jesus)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

10/12/14
Mc 3,31-35

Evangelho Segundo São Marcos
A verdadeira família de Jesus

31 Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá- lo. 32 Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe: “Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram”. 33 Ele respondeu: “Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?” 34 E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos! 35 Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. 

Princípio Eterno: 33 Ele respondeu: “Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?” 34 E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos! 35 Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Mc 3,33-35)

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.
Saudações.

Mc 3,20-30 (Jesus e Beelzebu)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

10/12/14
Mc 3,20-30

Evangelho Segundo São Marcos
Jesus e Beelzebu

20 Jesus voltou para casa, e outra vez se ajuntou tanta gente que eles nem mesmo podiam se alimentar. 21 Quando seus familiares souberam disso, vieram para detê-lo, pois diziam: “Está ficando louco”. 22 Os escribas vindos de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Beelzebu e expulsava os demônios pelo poder do chefe dos demônios. 23 Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? 24 Se um reino se divide internamente, ele não consegue manter-se. 25 Se uma família se divide internamente, ela não consegue manter-se. 26 Assim também, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, ele não consegue manter-se, mas se acaba. 27 Além disso, ninguém pode entrar na casa de um homem forte para saquear seus bens, sem antes amarrá-lo; só depois poderá saquear a sua casa. 28 Em verdade, vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem proferido. 29 Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um ‘pecado eterno’”. 30 Isso, porque diziam: “Ele tem um espírito impuro”. 

Princípio Eterno: 24 Se um reino se divide internamente, ele não consegue manter-se. 25 Se uma família se divide internamente, ela não consegue manter-se. 26 Assim também, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, ele não consegue manter-se, mas se acaba. 27 Além disso, ninguém pode entrar na casa de um homem forte para saquear seus bens, sem antes amarrá-lo; só depois poderá saquear a sua casa. (Mc 3,24-27)

Promessa: 28 Em verdade, vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem proferido. 29 Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um ‘pecado eterno’”. (Mc 3,28-29)

Não há ordens explícitas, mas um alerta para nós cristãos. A misericórdia de Deus é infinita, mas aquele que blasfemar contra o espírito santo terá um pecado eterno, isto porque terá seu coração fechado a todas as inspirações D’Ele.
Reflitamos e peçamos o perdão no sacramento da confissão.
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.

Saudações.

Mc 3,13-18 (Os Doze)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

10/12/14
Mc 3,13-18

Evangelho Segundo São Marcos
Os Doze

13 Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. 14 Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova, 15 com o poder de expulsar os demônios. 16 Eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro); 17 Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”) ; 18 e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19 e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

Não há promessas, princípios eternos ou ordens nessa passagem.

Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.
Saudações.


Mc 3,7-12 (Jesus e as multidões)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

10/12/14
Mc 3,7-12

Evangelho Segundo São Marcos
Jesus e as multidões

7 Jesus, então, com seus discípulos, retirou-se em direção ao lago, e uma grande multidão da Galiléia o seguia. 8 Também veio a ele muita gente da Judéia e de Jerusalém, da Iduméia e de além do Jordão, e até da região de Tiro e Sidônia, porque ouviram dizer quanta coisa ele fazia. 9 Ele disse aos discípulos que providenciassem um barquinho para ele, a fim de que a multidão não o apertasse. 10  Pois, como tivesse curado a muitos, aqueles que tinham doenças se atiravam sobre ele para tocá-lo. 11 E os espíritos impuros, ao vê-lo, caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. 12 Mas ele os repreendeu, proibindo que manifestassem quem ele era.

Princípio Eterno: 11 E os espíritos impuros, ao vê-lo, caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. (Mc 3,11)

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

Jesus repreendeu os espíritos impuros a não falarem as pessoas quem ele era, porque era preciso que ele passasse por todo o sofrimento que passou por mim, por você, por todos nós. Mas também há um outro motivo pelo qual eles foram repreendidos, Jesus queria que cressem nele pelo seu próprio coração, e não por palavras de espíritos do mal.
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.

Saudações.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Mc 3,1-6 (Uma cura em dia de sábado)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

06/12/14
Mc 3,1-6

Evangelho Segundo São Marcos
Uma cura em dia de sábado

1 Outra vez, Jesus entrou na sinagoga, e lá estava um homem com a mão seca. 2 Eles observavam se o curaria num dia de sábado, a fim de acusá-lo. 3 Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te! Vem para o meio!” 4 E perguntou-lhes: “Em dia de sábado, o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?” Eles ficaram calados. 5 Passando sobre eles um olhar irado, e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: “Estende a mão!” Ele estendeu a mão, que ficou curada. 6 Saindo daí, imediatamente os fariseus, com os herodianos, tomaram a decisão de eliminar Jesus.

Ordem: - 3 Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te! Vem para o meio!” (Mc 3,3)
- 5 Passando sobre eles um olhar irado, e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: “Estende a mão!” Ele estendeu a mão, que ficou curada. (Mc 3,5)

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

Fiquemos na paz do nosso Senhor Jesus Cristo.

Saudações.

Mc 2,23-28 (Arrancando espigas no sábado)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

06/12/14
Mc 2,23-28

Evangelho Segundo São Marcos
Arrancando espigas no sábado

23 Certo sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos começaram a abrir caminho, arrancando espigas. 24 Os fariseus disseram então a Jesus: “Olha! Por que eles fazem no dia de sábado o que não é permitido?” 25 Ele respondeu: “Nunca lestes o que fez Davi quando passou necessidade e teve fome, e seus companheiros também? 26 Ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães da oferenda, que só os sacerdotes podem comer, e ainda os deu aos seus companheiros!” 27 E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28 Deste modo, o Filho do Homem é Senhor também do sábado”.

Princípio Eterno: - 27 E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. (Mc 2,27)

Mensagem de Deus para mim: (pessoal)

Prática: (pessoal)

Ficamos na paz de Jesus nosso Senhor.

Saudações.