segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Mc 5,1-20 (O possesso de Gerasa)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado.

29/12/14
Mc 5,1-20

Evangelho Segundo São Marcos
O possesso de Gerasa

1 Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do lago, na região dos gerasenos. 2 Logo que Jesus desceu do barco, um homem que tinha um espírito impuro saiu do meio dos túmulos e foi a seu encontro. 3 Ele morava nos túmulos, e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4 Muitas vezes tinha sido preso com grilhões e com correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava os grilhões, e ninguém conseguia dominá-lo. 5 Dia e noite andava entre os túmulos e pelos morros, gritando e ferindo-se com pedras. 6 Ao ver Jesus, de longe, o homem correu, caiu de joelhos diante dele 7 e gritou bem alto: “Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? Por Deus, não me atormentes!” 8 Jesus, porém, disse-lhe: “Espírito impuro, sai deste homem!” 9 E perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Ele respondeu: “Legião é meu nome, pois somos muitos”. 10 E suplicava-lhe para que não o expulsasse daquela região. 11 Entretanto estava pastando, no morro, uma grande manada de porcos. 12 Os espíritos impuros suplicaram então: “Manda-nos entrar nos porcos”. 13 Jesus permitiu. Eles saíram do homem e entraram nos porcos. E os porcos, uns dois mil, se precipitaram pelo despenhadeiro no lago e foram se afogando. 14 Os que cuidavam deles fugiram e espalharam a notícia na cidade e no campo. As pessoas saíram para ver o que tinha acontecido. 15 Chegaram onde estava Jesus e viram o possesso sentado, vestido e no seu perfeito juízo – aquele que tivera o Legião. E ficaram com medo. 16 Os que tinham presenciado o fato explicavam-lhes o que havia acontecido com o possesso e com os porcos. 17 Então, suplicaram Jesus para que fosse embora do território deles. 18 Enquanto Jesus entrava no barco, o homem que tinha sido possesso pediu para que o deixasse ir com ele. 19 Jesus, porém, não permitiu, mas disse-lhe: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20 O homem foi embora e começou a anunciar, na Decápole, tudo quanto Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

Palavra da Salvação!
Glória a vós Senhor.

Ordem: 8 Jesus, porém, disse-lhe: “Espírito impuro, sai deste homem!” (Mc 5,8)

19 Jesus, porém, não permitiu, mas disse-lhe: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. (Mc 5,19)

Jesus fez inúmeros milagres por onde passou, mas esse chama-me a atenção ao fato da astúcia do diabo perante as obras de Jesus. Não a toa a legião de demônios pediu permissão para entrar nos porcos, pois os suínos eram uma das únicas fontes de renda daquele povoado, e ao entrarem nos animais todos se jogaram penhasco abaixo perdendo eles toda a sua fonte de renda, daí o fato de não aceitarem Jesus e o mandarem embora, mesmo admirados com o feito de Jesus. Muitas vezes nós fazemos isto com Jesus e muito mais, mesmo vendo as maravilhas que Ele faz em nossas vidas, na primeira perca econômica ou de grande estima por nós, expulsamos Jesus de nossas vidas, peçamos ao Pai que aumente a nossa fé.
Amém.
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor do Pai estejam convosco.
Até o próximo estudo da palavra de Deus.
Saudações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário